Mensagem do Comendador Elias Lúcio do dia da Consciência Negra

Por: Elias Lúcio

20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e eu, negro como sou, nascido na capital baiana, residente em Feira de Santana, lembrando que Salvador é a capital mais negra do país, somos descendentes de escravos vindos em navios negreiros diretamente da África para trabalhar como escravos na mão de obra dos engenhos de cana e hoje depois de alguns anos da libertação da escravatura, comemoramos o dia de hoje como um dia de consciência, das reparações que ainda não alcançamos na sua plenitude, mas, estamos muito melhor do que antes.


Quando fomos “libertados”, os escravos que residiam em casarões que os proprietários de engenho colocavam nossos antepassados para residir, os alimentavam para estarem aptos ao trabalho braçal do dia a dia, foram jogados e entregues à própria sorte, sem lugar para morar, sem emprego, alimento e sem estudos.


O Dia da Consciência Negra é um dia da exigência das reparações, de todo o prejuízo causado ao nosso povo durante muitos e muitos anos como escravos, como negro radialista, ativista e firme em minhas convicções, agradeço a Deus pelo fato de ter conseguido estudar, ter acesso a espaços e ao mesmo tempo, peço a Deus que abençoe aqueles outros irmãos que não conseguiram esse espaço, que nesse dia, possamos ser respeitados.


Sabemos que existe a diferença racial, mas, no Brasil, o que mais sofremos é a diferença social, enquanto negros com condições financeiras são aceitos pela sociedade, aqueles que não a mesma condição continuam sendo discriminados. Viva a Consciência Negra, aos que lutaram para que esse dia fosse de celebração, que Deus nos abençoe e continue nos ajudando a vencer, que os negros possam ocupar espaços cada vez mais antes ocupados por pessoas brancas. 


Gostaria que não existisse o Dia da Consciência Negra, que existisse o dia da Consciência Humana, onde todos, negros, brancos, índios, pardos, ricos, pobres, possam ter direitos iguais. Finalizo com uma frase de um grande negro, que lutou muito pela causa, Martin Luther King: “Direitos iguais para todos e liberdade também, antes que seja tarde demais”.

Categoria:Reggae News

Deixe seu Comentário